Dinâmica multitemporal da cobertura e uso do solo do estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.065301Palavras-chave:
ampliação da fronteira agrícola, geoprocessamento ambiental, monoculturaResumo
A observação multitemporal das alterações na paisagem, que afetam a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, podem subsidiar tomadas de decisões relacionadas a conservação e a gestão de recursos naturais. O presente estudo realizou uma análise temporal do uso e da cobertura do solo no estado de Sergipe, avaliando os distintos fatores impulsionadores deste processo no período entre 1985-2020. As informações relativas às classes de cobertura e uso do solo e “cicatriz do fogo”, obtidas do Projeto MapBiomas, foram consolidadas em um banco de dados integrando-as às informações agropecuárias extraídas do Sistema IBGE de Recuperação Automática. A análise de regressão múltipla linear, realizada para avaliar as interrelações entre as distintas classes de uso do MapBiomas, indicaram a classe “agropecuária” como principal força motriz do processo de conversão de áreas naturais para áreas antropizadas (r2 = 0,99; p < 0,05), com perda de cerca de 40% das tipologias que compõem a classe “floresta” no estado. As análises de correlação destacaram significativa relação entre a diminuição da classe “floresta” e o acréscimo de áreas destinadas à plantação de milho (r = -0,62) na Caatinga, e laranja (r = -0,52) e coco-da-baía (r = -0,51) na Mata Atlântica. O intenso avanço das atividades agropecuárias em detrimento dos ambientes naturais florestais impõe sérias ameaças à diversidade biológica. Além da proteção dos ambientes naturais florestais, faz-se necessário avançar em iniciativas de recuperação de áreas degradadas e de regeneração florestal, com o objetivo de mitigar os impactos na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos no estado de Sergipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andre Beal Galina, Daniel Brondani Ilha, Mariana Alves Pagotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.