Índices ecológicos e estrutura do fitoplâncton de reservatórios urbanos abastecidos por águas estuarinas e sob os efeitos da sazonalidade (Belém, Pará, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.072401

Palavras-chave:

diversidade, bioindicadores, reservatórios tropicais

Resumo

Índices ecológicos são usados no estudo do fitoplâncton por apresentarem uma relação com sua produtividade, podendo descrever os estresses causados pelos impactos antrópicos no ambiente aquático. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura do fitoplâncton e a aplicação de índices ecológicos no monitoramento da qualidade da água em reservatórios de abastecimento público em Belém (Pará). Amostragens mensais ocorreram em quatro estações nos reservatórios Bolonha e Água Preta de janeiro a outubro/2019, para determinar os fatores abióticos, bióticos e o cálculo dos índices ecológicos. A turbidez, transparência, precipitação e oxigênio dissolvido foram as principais variáveis abióticas que diferenciaram os reservatórios evidenciando a influência estuarina, sazonal e antrópica na distribuição das espécies. Foram identificadas 187 espécies do fitoplâncton com representatividade das diatomáceas. Em janeiro o reservatório Água Preta apresentou menor diversidade (2,14 ± 0,58 nats.ind-1) e equitabilidade (0,57 ± 0,14) e maior dominância (0,25 ± 0,19) com a espécie Trachelomonas volvocina em maior densidade, contrário a junho que apresentou maior diversidade e equitabilidade e sem dominância de espécies. O reservatório Bolonha apresentou menor riqueza (8,3 ± 1,9), diversidade (1,2 ± 0,5 nats.ind-1) e equitabilidade (0,32 ± 0,12) com dominância da espécie Gonyostomum sp. (0,55 ± 0,19). Neste sentido, o reservatório Água Preta foi considerado diverso com as espécies bem distribuídas no ambiente, já o reservatório Bolonha apresentou baixa diversidade e dominância de uma espécie fitoplanctônica. Os índices ecológicos descrevem bem a variação espaço-temporal do fitoplâncton destes reservatórios e são uma boa abordagem no monitoramento da qualidade ambiental.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Brito Pires, P. V., Garcia Díaz, X. F., Brabo de Sousa, E. ., & Alves Correia de Melo, N. F. (2023). Índices ecológicos e estrutura do fitoplâncton de reservatórios urbanos abastecidos por águas estuarinas e sob os efeitos da sazonalidade (Belém, Pará, Brasil). Scientia Plena, 19(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.072401

Edição

Seção

Artigos