Produção de goma xantana por cepa selvagem de Xanthomonas spp. usando soro de leite como substrato na fermentação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081514Palavras-chave:
Xanthomonas, waste, biopolymerResumo
A goma xantana é um biopolímero microbiano de grande importância na indústria alimentícia. A produção desse polissacarídeo é influenciada diretamente pelas condições de cultivo, linhagens e substratos empregados como sacarose e glicose, o que tornam o processo oneroso. A busca por linhagens que apresentem boa relação quantidade/qualidade e por substratos que diminuam o custo de produção, como por exemplo os resíduos agroindustriais, tem sido foco de pesquisas recentes. O presente estudo visou produzir goma xantana utilizando o soro de leite em substituição parcial da sacarose no meio de fermentação, na proporção de 1:1. Utilizou-se a cepa selvagem de Xanthomonas sp. MN37.2, isolada de tecidos foliares de mangueira. A Fermentação controle foi conduzida com meio contendo 50g/L de sacarose. As fermentações foram realizadas à 28°C, à 180 rpm por 96 horas. O pH decaiu de 6,54 para 5,18 durante o processo fermentativo da cepa e a população de células viáveis aumentou de 10,15 log UFC/mL para 11,69 log UFC/mL. O rendimento de produção da goma na fermentação com adição de soro de leite foi de 62,13% quando comparado à fermentação com sacarose como única fonte de carbono, sendo 30,35 g/L e 48,85 g/L, respectivamente. Portanto, o soro de leite demonstra potencial para ser empregado como substrato de baixo custo na obtenção de goma xantana por bactérias do gênero Xanthomonas. Entretanto, estudos de otimização da formulação do meio de fermentação, bem como controle das etapas de recuperação da goma devem ser realizados afim de viabilizar a utilização em escala industrial desse subproduto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabriele de Sousa Ferraz, Ana Clara Alves Braga Rodrigues, Danilo José Machado de Abreu, Roseane Veras de Souza, Alex Fernando de Almeida, Claudia Cristina Auler do Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.