Validação de metodologia analítica para quantificação de desoxinivalenol em amostras de trigo e produtos a base de trigo por CLAE-UV
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081509Palavras-chave:
Triticum spp, micotoxinas, cromatografia líquidaResumo
O desoxinivalenol (DON), principal micotoxina encontrada em trigo e derivados, tem sido associado a surtos de gastroenterite, distúrbios gastrointestinais e diarreia em humanos e animais. Para controle das micotoxinas em alimentos há a necessidade de métodos confiáveis e precisos. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo validar metodologia analítica para análise de DON em amostras de trigo e produtos comercializados na cidade de São Paulo. O método foi validado de acordo com os parâmetros linearidade, recuperação, precisão, limites de detecção (LD) e quantificação (LQ). A extração do DON foi realizada por homogeneização com água deionizada, seguida de centrifugação, filtração e purificação em coluna de imunoafinidade. A separação e quantificação foram conduzidas por cromatografia líquida com detecção por ultravioleta (CLAE-UV). A curva analítica, obtida pelo método dos mínimos quadrados, foi linear com coeficiente de correlação de 0,9995. A recuperação média foi de 102% e o coeficiente de variação de 2,4% para a concentração de 877 µg/kg. Os LD e LQ foram de 60 e 200 µg/kg, respectivamente. Os cromatogramas obtidos não apresentaram interferências na região do tempo de retenção do DON (9,7 min), sendo o método proposto considerado adequado para a quantificação de desoxinivalenol em trigo e produtos a base de trigo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Feliciano dos Santos, Simone Alves da Silva, Gustavo Zanetti de Rossi, Adriana Palma de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.