Os vinte anos da (con)fusão nuclear a frio
Palavras-chave:
fusão a frio, mistério, equívocos, imprensaResumo
A Fusão a frio foi apresentada ao mundo há vinte anos como o maior feito científico do século é, hoje, um grande mistério, um decepcionante ponto de interrogação e, não se sabe bem o que realmente poderia ter acontecido se fosse confirmado. Chamou a atenção o tratamento público da questão (não só no Brasil, mas também no Exterior), com o acompanhamento permanente da imprensa, lembrando, de certo modo, as coberturas jornalísticas de um campeonato desportivo ou de um rumoroso julgamento. Os textos específicos ao período de 24 de março a 30 de junho de 1989, que podem ser obtidos nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo, contêm alguns equívocos típicos do despreparo dos jornalistas frente à complexidade do tema (que, diga-se a favor dos jornalistas, é juízo também aplicável a cientistas - mesmo os químicos e físicos).Downloads
Como Citar
Levada, C. L., Maceti, H., & Lautenschleguer, I. J. (2011). Os vinte anos da (con)fusão nuclear a frio. Scientia Plena, 5(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/630
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.