Um balanço da luta pela terra em Sergipe - 1985/2005
Palavras-chave:
conflitos agrários, luta pela terra, reforma agráriaResumo
A ocorrência de lutas pela terra no Brasil tem se intensificado nas últimas duas décadas. Tendo à frente organizações e movimentos sociais, as ocupações de se espraiam por todo o território brasileiro, desde as áreas de expansão de fronteira agrícola até regiões populosas e industrializadas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Quase sempre, os conflitos de terra têm como principal característica a violência, praticada pelos latifundiários e seus jagunços contra os ocupantes, com o beneplácito, conivência ou omissão da Justiça e do Estado. Neste artigo, procuramos mapear os conflitos de terra que vêm ocorrendo no campo sergipano nos últimos 20 anos, destacando os principais locais onde eles têm acontecido, os principais atores envolvidos e a maneira como têm sido tratados pelo Estado.Downloads
Como Citar
Lopes, E. S. A. (2011). Um balanço da luta pela terra em Sergipe - 1985/2005. Scientia Plena, 3(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/600
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.