Presas capturadas por vespas sociais neotropicais noturnas Apoica pallens (Fabricius, 1804)

Tatiane Tagliatti Maciel, Bruno Corrêa Barbosa, Guilherme Garcia Mota, Jean Carlos Santos, Fábio Prezoto

Resumo


As vespas sociais são reconhecidas pelo seu importante papel no controle de pragas, que acontece durante o forrageio. Assim, trabalhos sobre o comportamento de forrageio desses insetos são essenciais. O objetivo desse estudo foi, portanto, analisar as presas capturadas e o ritmo desta atividade na vespa enxameante Apoica pallens, visando assim ampliar os conhecimentos acerca das espécies predadas por esta vespa, bem como compreender sua potencial contribuição como agente de controle de pragas. Foram selecionadas três colônias das quais foram obtidos os registros de número de saídas e retornos das forrageadoras, temperatura e umidade relativa do ar. Alguns indivíduos foram interceptados durante o retorno à colônia para coleta das presas. Por fim, para análise da capacidade de carga, 40 presas e 40 vespas foram aleatoriamente selecionadas e o tamanho e massa corporal de cada uma foi mensurado. Foi possível determinar que o período de atividade de A. pallens foi de 10h, com maior intensidade nas primeiras horas da noite. Em relação aos fatores abióticos, foi possível observar que o aumento da temperatura foi acompanhado por uma maior atividade das vespas. Em relação às presas, 96,5% foram representadas por lagartas de Lepidoptera, 2,6% por Orthoptera e 0,9% foi representado por Diptera, a qual foi a única presa registrada inteira. Em relação à capacidade de carga, A. pallens se mostrou menos eficiente do que espécies enxameantes diurnas. A partir dos resultados obtidos, fica claro que as A. pallens complementam o trabalho de captura de presas realizado pelos outros grupos de vespas durante o dia maximizando o controle biológico.

Palavras-chave


controle biológico, forrageio, Vespidae

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.102401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Tatiane Tagliatti Maciel, Bruno Corrêa Barbosa, Guilherme Garcia Mota, Jean Carlos Santos, Fábio Prezoto

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.