A fauna de abelhas sem ferrão em áreas urbanas: 50 anos de estudos e prioridades de pesquisa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.128001

Palavras-chave:

meliponina, diversidade, meta-análise

Resumo

As abelhas sem ferrão são fundamentais para a manutenção de áreas verdes presentes em centros urbanos, através da polinização. Contudo, o ambiente urbano oferece uma série de desafios que influenciam a riqueza e diversidade desses insetos. Nós objetivamos realizar uma análise detalhada dos estudos de diversidade de abelhas sem ferrão em áreas urbanas publicados nos últimos 50 anos. Para a revisão de literatura, foram selecionadas as publicações que estavam indexadas em bases de dados conhecidas, com palavras-chave indicando o assunto, dentro do período de tempo requerido para a análise. Foram encontradas 44 publicações, a maioria publicada em revistas científicas (77,27%). Os estudos começaram a ser publicados regularmente a partir do começo da década de 2000, sendo 2003, 2005, 2010 e 2012 os anos mais produtivos. Houve concentração de publicação de estudos nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Entre os estudos foram utilizados seis diferentes métodos de coleta, sendo que, os métodos de Busca Ativa (ou Varredura) e Busca por Ninhos demonstraram ser os mais utilizados. Verificamos que as espécies mais encontradas em ambiente urbano, segundo as publicações, são Trigona spinipes e Tetragonisca angustula. Almejamos com as informações presentes nessa análise contribuir para o conhecimento sobre a diversidade urbana de abelhas sem ferrão, além de indicar locais prioritários para a execução de futuros estudos com o grupo no Brasil.

Biografia do Autor

Samuel Júlio Lima dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia): Comportamento e Biologia Animal (PPGCB-CBA) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharelando em Ciências Biológicas pela mesma instituição.Atualmente atua no Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da Universidade Federal de Juiz de Fora,com ênfase em Comportamento de Hymenoptera Sociais, sob orientação do Professor Doutor Fábio Prezoto.

Bruno Corrêa Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Realizou Pós-doutorado (2019-2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui Doutorado em Ecologia (2019) e Mestrado Ciências Biológicas (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Gestão Ambiental (UGF - 2013) e Licenciatura em Ciências Biológicas (PUC/CESJF - 2012). Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com enfase em Ecologia Comportamental e de Interações, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Animal, Ecologia de Comunidades, História Natural e Interações ecológicas com aplicação de redes complexas. Participando ativamente de Eventos Nacionais e Internacionais, além de ministrar Cursos e Palestras. Faz parte do corpo editorial de periódicos como Insects MDPI, Sustainable Forestry, Revista Brasileira de Zoociências e Revista Agrogeoambiental, atuando também como parecerista em revistas nacionais e internacionais.

Fábio Prezoto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor Titular do Depto. de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento e ecologia de insetos sociais, ecologia comportamental e de interações, entomologia urbana e entomologia forense. Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (2018-2020).

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Lima dos Santos, S. J., Barbosa, B. C., & Prezoto, F. (2021). A fauna de abelhas sem ferrão em áreas urbanas: 50 anos de estudos e prioridades de pesquisa no Brasil. Scientia Plena, 16(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.128001

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)