Viabilidade de usina de briquete de casca de coco e glicerina em Sergipe
Palavras-chave:
glicerina, briquete, casca de coco e usinaResumo
O objetivo deste estudo é discutir a viabilidade da implantação de uma usina de fabricação de briquetes de casca de coco com glicerina para geração de energia no Estado de Sergipe. Especificamente, o artigo pretende apresentar o PNPB e a oferta de glicerina com a criação do programa, mostrar a possibilidade de aproveitamento da glicerina para produção de briquetes e tecnologia de pequena escala para produção, a oferta de casca de coco no estado para produção de briquete, e a viabilidade da usina de produção debriquete utilizando casca de coco e glicerina como matéria-prima. Os resultados apresentados mostram que é viável a implantação de uma usina para produção de briquetes em pequena escala, os resultados financeiros relacionados ao valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback foram melhores para a usina 3.
Downloads
Publicado
2012-06-13
Como Citar
Sant’Anna, C. S., Vaz, V. H. da S., Carvalho, J. B. R., Lopes, D. F. C., & Silva, G. F. da. (2012). Viabilidade de usina de briquete de casca de coco e glicerina em Sergipe. Scientia Plena, 8(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/556
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.