Atividade inseticida e repelente de extrato e pó de sementes de Anethum graveolens e Azadirachta indica frente ao Sitophilus zeamais

Bruna Albiero, Gláucia Freiberger, Adriana Biasi Vanin

Resumo


Sitophilus zeamais conhecido como gorgulho do milho é uma praga que afeta a qualidade de grãos armazenados. O uso de inseticidas químico é o método mais utilizado para o controle desta praga causando impactos ao meio ambiente. Neste sentido, meios menos agressivos são avaliados para o controle de insetos por meio de plantas com compostos de interesse, como extratos, que possuem metabólitos secundários que atuam na defesa das plantas. Portanto, o objetivo foi avaliar o potencial inseticida e repelente de plantas presentes na região Sul. A mortalidade e repelência de adultos S. zeamais foi avaliada em placas de Petri contendo grãos de milho tratados com extrato e pó de Anethum graveolens L. (endro) e Azadirachta indica A. Juss. (nim) em condições de laboratório. Todos os tratamentos afetaram a sobrevivência dos insetos. O melhor resultado foi para o extrato de A. graveolens, que apresentou DL50 = 139,16 μL/placa, menor valor dentre os tratamentos. A dose de 0,25 g de pó de endro/10 g de milho causo 100% dos insetos dos insetos, conferindo potencial inseticida. Quanto a repelência, o extrato de A. graveolens atingiu o maior Índice de Preferência (I.P.) repelindo 100% dos insetos na dose de 1,35 μL/cm². O pó de A. graveolens repeliu a partir de 0,15 g e o extrato de A. indica foi repelente nas doses de 2,29 μL/cm² e 3,95 μL/cm², e atraente nas menores, 0,64 μL/cm² e 1,37 μL/cm². A utilização de extratos e pó de endro e nim constituem uma alternativa de controle sobre o gorgulho do milho.


Palavras-chave


Sitophilus zeamais, inseticida, repelente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.047203

Apontamentos



Direitos autorais 2020 Bruna Albiero, Gláucia Freiberger, Adriana Biasi Vanin

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.