Atividade inseticida e repelente de extrato e pó de sementes de Anethum graveolens e Azadirachta indica frente ao Sitophilus zeamais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.047203Palavras-chave:
Sitophilus zeamais, inseticida, repelenteResumo
Sitophilus zeamais conhecido como gorgulho do milho é uma praga que afeta a qualidade de grãos armazenados. O uso de inseticidas químico é o método mais utilizado para o controle desta praga causando impactos ao meio ambiente. Neste sentido, meios menos agressivos são avaliados para o controle de insetos por meio de plantas com compostos de interesse, como extratos, que possuem metabólitos secundários que atuam na defesa das plantas. Portanto, o objetivo foi avaliar o potencial inseticida e repelente de plantas presentes na região Sul. A mortalidade e repelência de adultos S. zeamais foi avaliada em placas de Petri contendo grãos de milho tratados com extrato e pó de Anethum graveolens L. (endro) e Azadirachta indica A. Juss. (nim) em condições de laboratório. Todos os tratamentos afetaram a sobrevivência dos insetos. O melhor resultado foi para o extrato de A. graveolens, que apresentou DL50 = 139,16 μL/placa, menor valor dentre os tratamentos. A dose de 0,25 g de pó de endro/10 g de milho causo 100% dos insetos dos insetos, conferindo potencial inseticida. Quanto a repelência, o extrato de A. graveolens atingiu o maior Índice de Preferência (I.P.) repelindo 100% dos insetos na dose de 1,35 μL/cm². O pó de A. graveolens repeliu a partir de 0,15 g e o extrato de A. indica foi repelente nas doses de 2,29 μL/cm² e 3,95 μL/cm², e atraente nas menores, 0,64 μL/cm² e 1,37 μL/cm². A utilização de extratos e pó de endro e nim constituem uma alternativa de controle sobre o gorgulho do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.