Análise das aritméticas de Moore, Kaucher e RDM na solução de problemas de minimização
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049903Palavras-chave:
aritmética intervalar, problemas de minimização, computação numéricaResumo
No trabalho com computação numérica são constatadas diferentes fontes de erros que, quando não são inerentes às incertezas contidas nos dados de entrada do sistema, podem ser ocasionados pelo simples fato de se operar sobre a aritmética de ponto flutuante. Nesse sentido, a aritmética intervalar possui garantias de resultado correto, assim, pode-se oferecer maior confiabilidade nos resultados gerados. É nesse contexto que este trabalho apresentará três aritméticas intervalares: Moore, Kaucher e RDM-IA; sendo apresentadas suas propriedades em termos teóricos, bem como suas formas de representação de valores e operações básicas. Em contrapartida à computação utilizando dados reais, estas três aritméticas intervalares serão testadas utilizando alguns problemas de minimização global, os quais são comumente utilizados no teste de otimização de algoritmos. Todas as computações foram realizadas utilizando a linguagem Python. Ao final, será dado o apontamento sobre qual das aritméticas intervalares demonstra maior confiabilidade e exatidão na busca da solução para os problemas dados no exemplo prático. O objetivo é demonstrar que existem alternativas viáveis no que se refere a problemas ocasionados pelo sistema de ponto flutuante, podendo-se obter resultados confiáveis com garantias de sua qualidade. Além disso, que existem aritméticas intervalares que também são alternativas à clássica de Moore, com abordagens mais recentes, as quais buscam suprimir suas falhas, adicionando ainda mais confiabilidade no resultado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.