As casas da física. Um jogo como ferramenta facilitadora no ensino de física

Jorge Daniel Andion Farias, Jose Reginaldo Meireles Rodrigues, Pamella Caroline Abreu da Silva, Gunar Vingre da Silva Mota

Resumo


O uso do jogo de tabuleiro, denominado “As Casas da Física”, elaborado e construído pelo professor/pesquisador como metodologia de ensino, busca uma relação concreta entre a prática e a teoria aplicada no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo estimular o educando no desenvolvimento cognitivo de forma lúdica, por meio de formulação de hipóteses, interpretação de dados, elaboração de teorias, recriando e reformulando conceitos. O uso deste jogo permitiu a construção do conhecimento por meio da criatividade e da capacidade para construir experimentos, peças teatrais, analise de filmes e trabalhar em equipe. Este processo favoreceu e tornou a aprendizagem das leis e fenômenos que regem a Física mais agradável, contribuindo para acomodação e assimilação dos conteúdos trabalhados no ambiente escolar.


Palavras-chave


ensino de física, jogos lúdicos, jogos didáticos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074816

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gunar Vingre da Silva Mota, Jose RM Rodrigues, Jorge DA Farias, Pamella C.A Silva

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.