Modelos mentais para representação atômica numa perspectiva de aprendizagem significativa

Autores

  • Adriano Rego Pires Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Andréa de Lima Ferreira Novais Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Luiz Moreira Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074815

Palavras-chave:

modelos mentais, modelos atômicos, aprendizagem significativa

Resumo

Em diversas áreas da ciência é comum utilizar o termo modelo como uma representação analógica de um fenômeno, relacionando-o as memórias cotidianas para obter um quadro mental que possibilite a sua compreensão. Ao utilizar esse termo para definir fenômenos atômicos é necessário um amplo grau de abstração, pois o mesmo se distancia do cotidiano exigindo representações análogas a realidade. A partir da compreensão de que o termo modelo é em muitas áreas utilizado como uma representação abstrata é que este trabalho torna-se imprescindível. Outra importante contribuição é analisar a didática utilizada pelos professores de Ciências ao abordarem esse termo em suas práticas. Além do processo de formação dos modelos mentais na perspectiva da construção de conhecimento. O presente trabalho analisou um questionário contendo 3 (três) questões referentes a, por exemplo, constituição e movimento atômico. As análises realizadas após a aplicação do questionário revelaram dificuldades relacionadas ao processo em que ocorre o ensino e aprendizagem acerca do conteúdo referente aos modelos atômicos e nas representações e estruturas cognitivas utilizadas. 

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Pires, A. R., Novais, A. de L. F., Gomes, L. M., & Ferreira, F. C. L. (2019). Modelos mentais para representação atômica numa perspectiva de aprendizagem significativa. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074815

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

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