Caracterização estrutural e morfológica de compostos químicos para produção vítrea

Andréa Ferreira Novais, Antonio Paulo Pereira Lima, Arlan Rodrigo da Silva Santos, Rodrigo Rangel Ribeiro Bezerra, Fernanda Carla de Lima Ferreira, Divanizia do Nascimento Souza

Resumo


No presente trabalho foram realizadas medidas de Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EED) em óxido de alumínio (Al2O3), carbonato de cálcio (CaCO3) e nitrato de prata (AgNO3). O difratograma do Al2O3 revelou a fase α ou corindo, a fase observada no CaCO3 foi a calcita, e no AgNO3 foram observadas as fases relacionadas a prata. Todos os difratogramas estudados apresentaram planos cristalinos. A imagem do Al2O3, obtida por MEV revelou a presença de aglomerados e uma morfologia formada por plaquetas hexagonais, no CaCO3 foi observada uma estrutura com forma romboédrica-hexagonal eno AgNO3 uma morfologia elipsoidal. A análise de EED realizada no Al2O3 mostrou a presença de alumínio e oxigênio, no CaCO3 foi observado cálcio, carbono e oxigênio. As análises de EED realizadas nas amostras investigadas revelaram compostos livres de impurezas. O presente trabalho tem como objetivo, caracterizar os compostos químicos que serão utilizados na produção de diferentes espécimes vítreas para aplicações dosimétricas.


Palavras-chave


técnicas de caracterização, compostos químicos, vidros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074810

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Andréa Ferreira Novais

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.