Os modelos cosmológicos geocêntrico e heliocêntrico da Terra como tema motivador para alunos do CEEFJA-Marabá/PA de acordo com o Ciclo de Aprendizagem Kellyana

Antonio Augusto Martins Neto, Narciso das Neves Soares

Resumo


O presente trabalho descreve como os modelos cosmológicos da Terra, geocêntrico e heliocêntrico, podem ser utilizados como ferramenta motivadora no processo ensino-aprendizagem na Educação Fundamental de Jovens e Adultos. Para a realização do trabalho foi aplicado um questionário para quinze estudantes da Escola Jonathas Pontes Athias no Centro de Educação de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (CEEFJA) em Marabá e utilizados como referencial teórico os Corolários da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, através do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) que descrevem as experiências do indivíduo. O questionário foi aplicado antes e depois de uma aula sobre cosmologia utilizando recursos didático-pedagógico que envolviam meios tecnológicos e uma abordagem histórica. Após a aula, foi observado respostas mais precisas sobre o assunto ministrado.


Palavras-chave


Modelos Cosmológicos da Terra, Construtor Pessoais Kellyano, Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074806

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Antonio Augusto Martins Neto, Narciso das Neves Soares

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.