Preparação e avaliação da argila verde organofílica usando diferentes concentrações de surfactante catiônico visando seu uso na separação óleo/água
Palavras-chave:
argila, argila organofílica, sal quaternário de amônio.Resumo
Neste artigo foi avaliada a preparação de argilas organofílicas com o sal quaternário de amônio Cloreto de distearil dimetil amônio (Praepagen WB) a diferentes concentrações visando sua utilização como adsorvente no processo de separação óleo/água. As amostras sem e com tratamento foram caracterizadas por difração de raios X (DRX), espectroscopia na região do infravermelho (IV), análise termogravimétrica (TG), testes de inchamento de Foster e testes de capacidade de adsorção em diversos solventes. Os resultados de DRX, IV e TG mostram que o sal foi incorporado a estrutura da argila confirmando assim a organofilização. Os resultados dos testes em solventes orgânicos indicam que as argilas organofílicas apresentam capacidade de adsorção nos solventes orgânicos testados, evidenciando as características organofílicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.