Padronização do tempo de homogeneização na produção de cápsulas magistrais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.024501Palavras-chave:
paracetamol, gral, saco plásticoResumo
A segurança e eficácia de medicamentos produzidos em farmácias magistrais estão relacionadas diretamente com a uniformidade das doses unitárias. O gral e o saco plástico são métodos bastante utilizados para garantir a homogeneização de pós na produção de cápsulas, contudo, não há estudos relacionados a padronização do tempo de homogeneização. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo padronizar o tempo de homogeneização na produção de cápsulas de paracetamol, fármaco este atualmente prescrito com grande frequência. O paracetamol e seus excipientes foram pesados e submetidos a homogeneização em gral (HG) e em saco plástico (HSP), nos tempos de 1, 5 e 10 minutos. Posteriormente, de acordo com a Farmacopeia Brasileira 5ª edição, o teor de paracetamol presente em cada amostra foi quantificado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), em seguida as cápsulas de paracetamol foram manipuladas e submetidas aos testes de peso médio e dissolução. Os resultados mostraram que para HG e HSP nos diferentes tempos, o teor de paracetamol foi satisfatório, sendo superior ao mínimo preconizado de 98%. As cápsulas apresentaram variação individual de peso permitida de ± 7,5% em relação ao peso médio, sugerindo uniformidade das doses. No teste de dissolução, mais de 80% do paracetamol foi liberado no tempo de 30 minutos. Logo, todos os métodos e tempos de homogeneização poderiam ser utilizados como padrão pela farmácia magistral, pois apresentaram teor de paracetamol dentro do limite preconizado.Downloads
Publicado
2019-03-25
Como Citar
Matos, I. G., Lima, Y. L., Carvalho, Y. M. B. G., Lima, B. S., Lima, C. M., & Serafini, M. R. (2019). Padronização do tempo de homogeneização na produção de cápsulas magistrais. Scientia Plena, 15(2). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.024501
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.