O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens

Autores

  • José Uibson Pereira Moraes Instituto Federal de Educação de Sergipe - Campus Lagarto

Palavras-chave:

livro didático de física, ensino de física, professor

Resumo

O Livro Didático de Física desempenha importância fundamental no Ensino de Física principalmente na Educação Básica. O livro torna-se no ambiente escolar a principal referência e local de acesso aos conteúdos de Física. Neste trabalho é feito uma análise das relações que existem entre o livro didático de física e o ensino desta disciplina. Para tanto foi preciso resgatar as origens tanto da disciplina física no ensino médio quanto do uso do livro didático. Nota-se que a influência do livro didático é muito grande na maneira com que o professor conduz seu ensino. Sendo assim destaca-se a necessidade dos professores de física conhecer tais relações e seu processo histórico.

Biografia do Autor

José Uibson Pereira Moraes, Instituto Federal de Educação de Sergipe - Campus Lagarto

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2008). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Departamento de Educação da UFS. Atualmente é Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) e Professor Tutor do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência em Ensino de Física. É estudante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC) da UFS. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Desenvolvimento de Estudos do Município de Lagarto-SE (IFS).

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

Pereira Moraes, J. U. (2011). O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, 7(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/385

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)