Isolamento e seleção de microrganismos produtores de lipase e otimização da produção enzimática
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064207Palavras-chave:
lipase, planejamento experimental, microrganismoResumo
Lipases são enzimas de grande interesse comercial, pois são versáteis e atuam em vários ramos da indústria química, destacando as indústrias têxtil, alimentícia e de detergentes. As lipases também representam uma forma de tornar a produção industrial mais limpa, com atuações na obtenção de biodiesel ou tratamento de efluentes gordurosos. Dentre as diferentes vias de obtenção de enzimas lipolíticas, a via microbiana é a forma mais utilizada industrialmente. Tendo em vista a importância industrial da enzima, o presente trabalho teve como objetivo o isolamento e seleção de microrganismos produtores de lipases, bem como a otimização de sua produção através de fermentação submersa. Foram isoladas 12 cepas selvagens, dentre as quais três delas apresentaram destaque em análise qualitativa de produção de lipases. Uma dessas cepas foi selecionada para a realização de ensaios com base em um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) 2³ a fim de otimizar sua atividade enzimática. As variáveis analisadas no DCCR foram concentração de extrato de levedura, concentração de óleo de soja e porcentagem de farelo de soja (m/v). Após 24 h de incubação a 370°C e 160 rpm em shaker, foi possível determinar a melhor produção em 0,19 U, nas condições de 20 g.L-1 de óleo de soja, 25 g.L-1 de extrato de levedura e 40% m/v do extrato de farelo de soja. Através do DCCR foi possível determinar a região de tendência para a obtenção da otimização da produção de lipase para a cepa selecionada, considerando uma região de confiança de 95% e R² = 0,8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.