Avaliação das precipitações geradas pelo modelo climático regional ETA-HadGEM2-ES para o Estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109913Palavras-chave:
mudanças climáticas, Nordeste, sazonalidadeResumo
O modelo climático regional ETA-HadGEM2-ES tem sido utilizado como base para diversos estudos hidrológicos e climatológicos em território nacional, no entanto ainda há pouca avaliação de sua condição de representatividade das chuvas na região Nordeste, principalmente em sua faixa litorânea, que apresenta grande complexidade nos fenômenos atuantes. Este estudo utilizou dados mensais de chuva medidos em campo, complementados por bases de dados interpolados visando avaliar a condição de representatividade da sazonalidade das precipitações geradas pelo RCM sobre as três regiões climáticas do estado de Sergipe: Agreste, Semiárido e Litoral Úmido. A performance do RCM foi avaliada partir do coeficiente de correlação de Pearson e da raiz do erro médio quadrático (RMSE). Os resultados apontaram para uma baixa capacidade de representação das chuvas médias mensais pelo modelo regional, com subestimação dos volumes totais e baixos coeficientes de correlação, variando de 0,019 a 0,143 para as regiões avaliadas, além de altos valores de RMSE: 58,7 a 143,8 mm, com pequena melhora na região Semiárida. Tais resultados indicam uma possível propagação do erro proveniente do modelo global HadGEM2-ES para o ETA não apresentando nesta faixa do litoral brasileiro uma melhora significativa na representação dos sistemas climáticos atuantes.Downloads
Publicado
2017-11-30
Como Citar
Cruz, M. A. S., Mota, P. V. M. da, Aragão, R. de, & Rocha, R. O. F. (2017). Avaliação das precipitações geradas pelo modelo climático regional ETA-HadGEM2-ES para o Estado de Sergipe. Scientia Plena, 13(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109913
Edição
Seção
X Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.