GeoTAB: Clima, recursos hídricos e bacias hidrográficas na região de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109914Palavras-chave:
base de dados geográficos, Embrapa, geoprocessamentoResumo
O Portal GeoTAB da Embrapa Tabuleiros Costeiros, por meio de suas bases ClimaTAB e HidroTAB, visa disponibilizar via web dados geoespaciais relacionados a clima, recursos hídricos e bacias hidrográficas em sua área de atuação, que é composta pelos Tabuleiros Costeiros e áreas adjacentes (TCNEB), fornecendo informações que podem ser de grande valia ao processo de gestão dos recursos hídricos. Neste estudo são apresentados alguns produtos resultantes de análises realizadas com dados dessas bases relacionados à variabilidade das precipitações médias anuais e mensais, características de relevo e bacias hidrográficas. As precipitações médias apresentam volumes com maior concentração entre março e julho e sobre a faixa litorânea leste dos TCNEB, variando de 1600 a 2100 mm por ano. Mais de 88% da área de estudo localiza-se em altimetria inferior a 100 m. Relevo Plano a Suavemente ondulado predomina em 54% da região. As bacias hidrográficas presentes na região apresentam média propensão a inundações, com coeficiente de forma médio da ordem de 1,77 e baixo coeficiente de variação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.