Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe

Autores

  • Raquel Meister Ko. Freitag Universidade Federal de Sergipe
  • Rayane Rocha Quirino Universidade Federal de Sergipe
  • Victor Rene Andrade Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Ionária Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Jenilton Lima Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059909

Palavras-chave:

Enem, Expectativas, Motivações

Resumo

Este trabalho visa identificar quais as motivações que levaram os estudantes do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, da rede pública estadual de Sergipe, a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2015, avaliando suas expectativas prévias e posteriores à aplicação da prova. Os métodos adotados para a efetivação deste estudo foram a realização de entrevistas e aplicação de questionários a 114 estudantes que realizaram a prova do Enem, em dois momentos: antes e depois da realização do exame. Os resultados apontam que, embora o Colégio Estadual Atheneu Sergipense seja reconhecido como um colégio de excelência, a motivação dos estudantes está relacionada ao seu interesse individual, e a família é a principal motivadora dos estudantes do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/2582841591375626

Rayane Rocha Quirino, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/9705258738832733

Victor Rene Andrade Souza, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/6402436577817417

Ionária Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/9379358532044048

Jenilton Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/9455085825845462

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Meister Ko. Freitag, R., Rocha Quirino, R., Andrade Souza, V. R., Santos da Silva, I., & Lima Santos, J. (2017). Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059909

Edição

Seção

Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais