Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059909Palavras-chave:
Enem, Expectativas, MotivaçõesResumo
Este trabalho visa identificar quais as motivações que levaram os estudantes do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, da rede pública estadual de Sergipe, a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2015, avaliando suas expectativas prévias e posteriores à aplicação da prova. Os métodos adotados para a efetivação deste estudo foram a realização de entrevistas e aplicação de questionários a 114 estudantes que realizaram a prova do Enem, em dois momentos: antes e depois da realização do exame. Os resultados apontam que, embora o Colégio Estadual Atheneu Sergipense seja reconhecido como um colégio de excelência, a motivação dos estudantes está relacionada ao seu interesse individual, e a família é a principal motivadora dos estudantes do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela.Downloads
Publicado
2017-08-11
Como Citar
Meister Ko. Freitag, R., Rocha Quirino, R., Andrade Souza, V. R., Santos da Silva, I., & Lima Santos, J. (2017). Enem: motivações e expectativas de estudantes da rede pública estadual de Sergipe. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059909
Edição
Seção
Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.