Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906Palavras-chave:
Formação de professores, racionalidade técnica, habilidades socioemocionais, dinâmicasResumo
A formação de professores reflexivos tem se constituído objeto de pesquisas científicas e ocupado papel de destaque nas políticas educacionais no cenário brasileiro. Esse modelo de formação exige o desenvolvimento de habilidades que busquem formar a identidade profissional dos professores, bem como, motivá-los a pensar em suas práticas e potencialidades. Buscamos nesse trabalho, descrever algumas dinâmicas utilizadas durante um minicurso e refletir no uso destas como promissoras no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os dados foram coletados mediante observação de casos episódicos, durante um minicurso oferecido por Programadores Neurolinguísticos (PNL), que utilizaram dinâmicas na tentativa de explorar as habilidades socioemocionais, participaram do minicurso, dez alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Percebemos que essa prática vislumbra possibilidades de romper barreiras e permite que os indivíduos exponham suas potencialidades, de maneira a sentirem-se capazes de construir, expor, dialogar e expressar novas propostas que os possibilitem a permanecer com êxito no mundo acadêmico.Downloads
Publicado
2017-08-11
Como Citar
Paranhos, M. C. R., Santana, A. M., Araujo, Y. L. F. M. de, & Pagan, A. A. (2017). Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906
Edição
Seção
Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.