Treinamento de habilidades sociais como combate à homofobia: um relato de experiência

Autores

  • Kelyane Oliveira Sousa Universidade Federal de Sergipe
  • Dalila Xavier França Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059901

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Homofobia, Adolescência.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de um Programa de Treinamento voltado para a promoção de habilidades sociais utilizadas como estratégia de combate à homofobia.  Participaram 22 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, alunos de uma escola pública do município de Aracaju, Sergipe. O programa foi composto por 10 sessões semanais de 50 minutos e contou com uma abordagem psicoeducativa e cognitivo-comportamental, através de diversas técnicas e atividades voltadas para o universo do adolescente. Os resultados apontaram uma boa aceitabilidade por parte dos adolescentes e maior conhecimento da temática “diversidade sexual”, que antes era desconhecida para o referido público. Sua eficácia foi observada através da mudança verificada nas atitudes e comportamentos dos adolescentes na direção da promoção de habilidades sociais relacionadas à homofobia, já que os jovens se mostraram mais abertos a se relacionarem de forma mais respeitosa com pessoas que fogem à norma da heteronormatividade no seu convívio social.

Biografia do Autor

Kelyane Oliveira Sousa, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Saúde Coletiva pela Unviversidade Tiradentes (UNIT)/ Ministério da Saúde (MS) / Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Dalila Xavier França, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Psicologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal(2006)
Professor titular da Universidade Federal de Sergipe , Brasil

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Sousa, K. O., & França, D. X. (2017). Treinamento de habilidades sociais como combate à homofobia: um relato de experiência. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059901

Edição

Seção

Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais