Amostra de ciências em escolas de ensino fundamental: uma abordagem voltada para física moderna
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012702Palavras-chave:
Material de baixo custo, Novas metodologias de ensino, Física ModernaResumo
De certa forma, o mundo imediato que cerca o aluno está repleto de objetos e fenômenos que constantemente desafiam a sua compreensão e despertam sua curiosidade. Este artigo relata a construção de uma proposta de se apresentar alguns conceitos de Física Moderna a turmas do último ano de Ensino Fundamental. Optou-se, em ter como base principal uma analise em cima dos PCN’s para inserção dos tópicos, em razão de que estes se constituem em uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino. Dando-se uma ênfase especial ao uso de experimentos simples e de baixo custo como recurso metodológico, visto que estes aproximam a vivência direta de alguns dos princípios subjacentes da Física Moderna à tecnologia atual, e proporcionam um caráter lúdico e dinâmico a apresentação. Logo, foi possível observar a percepção que os alunos tiveram em relacionar alguns dos conceitos apresentados com situações comuns do seu dia a dia, reconhecendo que a ciência esta aplicada de maneira efetiva em suas vidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.