Teatro De Fantoches: Uma Apresentação Lúdica de Física Moderna em Escolas do Ensino Fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012705Palavras-chave:
Bonecos de fantoches 1, metodologia lúdica 2, Física Moderna 3Resumo
A proposta de se introduzir os conceitos de Física Moderna no ensino básico é muito instigante, vários estudos já se voltam com esse objetivo, principalmente com o uso de abordagens mais contextualizadas, que envolva os alunos na construção desses conceitos, usando por exemplo, aparatos experimentais através das feiras de ciência, fugindo da metodologia tradicional. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia lúdica, através da utilização de bonecos de fantoche e experimentos de baixo custo para disseminar já no ensino fundamental, um pensamento crítico sobre a utilização da tecnologia e as suas consequências para o meio ambiente. Para avaliação da eficácia da proposta foi aplicado um questionário sobre o entendimento do tema antes e reaplicado após da apresentação, visto que um dos objetivos deste trabalho é avaliar o grau de desenvolvimento cognitivo alcançado pelos alunos envolvidos por este projeto, a fim de aprimorar as atividades e técnicas abordadas com os alunos para que estes absorvam com o maior aproveitamento o conteúdo trabalhado. Verificou-se com esse trabalho o envolvimento dos alunos do ensino fundamental a respeito da Física Moderna, associando o conhecimento de forma geral a experimentos elaborados facilitando o processo ensino/aprendizagem. Como resultado obteve-se a melhoria da percepção, a análise critica, e o contexto do mundo ao seu redor.Downloads
Publicado
2017-01-13
Como Citar
Aringhieri, L. F., & Silva, F. A. (2017). Teatro De Fantoches: Uma Apresentação Lúdica de Física Moderna em Escolas do Ensino Fundamental. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012705
Edição
Seção
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.