Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Jéssica Neves da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Jaciele da Silva Amorim Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Leudiane da Paz Monteiro Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Heloizy Garcia Freitas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012701

Palavras-chave:

Experimentos de baixo custo, Ensino de química, Materiais alternativos

Resumo

Este artigo relata uma proposta metodológica baseada na perspectiva construtivista aplicada ao ensino público na cidade de Marabá-PA. Este teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais no ensino de química em escolas públicas de ensino médio de forma simples com materiais de baixo custo, sendo abordados dois temas: Cinética Química e Eletroquímica. Em cinética química, foi objetivo compreender os conceitos e analisar a importância da velocidade das reações químicas, assim como verificar quais são os fatores que aceleram, reduzem ou que proporcionam as condições necessárias para que as reações possam ocorrer. Em eletroquímica o objetivo principal foi compreender as reações de óxido-redução que representam um conjunto de fenômenos comumente observados no dia-a-dia, o que possibilita uma abordagem contextualizada na qual os conceitos físico-químicos estão envolvidos. Este trabalho, portanto, almeja proporcionar ao professor de ensino médio (professores de química), a possibilidade de aulas mais ilustrativas e experimentais, de maneira simples e prática, além de ratificar a importância de aulas experimentais no ensino de química para alunos da rede pública.

Biografia do Autor

Jéssica Neves da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduação em Licenciatura em Química

Jaciele da Silva Amorim, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduação em Licenciatura em Química

Leudiane da Paz Monteiro, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduação em Licenciatura em Química

Heloizy Garcia Freitas, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta III da Universidade Federal do Pará-Campus de Ananindeua, Faculdade de Química.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

da Silva, J. N., Amorim, J. da S., Monteiro, L. da P., & Freitas, H. G. (2017). Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012701

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)