Uma proposta lúdica para o ensino dos compostos orgânicos oxigenados

Autores

  • Aelton Lira da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Valéria Pinto dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Alessandre Sampaio da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069926

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, aprendizagem, compostos orgânicos oxigenados

Resumo

A presente pesquisa fundamenta-se em apresentar as contribuições de atividades lúdicas para o processo de aprendizagem em química, uma vez que várias pesquisas apontam uma volumosa dificuldade na captação dos conteúdos da disciplina por parte de estudantes da educação básica, mostrando a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias didático pedagógicas. Para esse estudo, além da realização de uma revisão bibliográfica, houve também uma pesquisa de campo de caráter investigativo, por meio da aplicação de aulas, questionários, jogos e analise de conteúdo, com o objetivo de avaliar a eficácia de tais métodos na construção do conhecimento químico. Os resultados mostraram que a metodologia lúdica conseguiu um relevante crescimento no processo de ensino – aprendizagem, mostrando que com o desenvolvimento do projeto os alunos obtiveram uma compreensão mais clara e elaborada sobre a temática, assim como, dos conhecimentos específicos da disciplina.

Biografia do Autor

Aelton Lira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Ciências Naturais com habilitação em Química

Valéria Pinto dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Ciências Naturais com habilitação em Química

Alessandre Sampaio da Silva, Universidade do Estado do Pará

Professor da Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais

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Publicado

2016-05-27

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA