Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental

Autores

  • Danielle Caroline de Jesus Santos Programa de Pós-Graduação em Entomologia Universidade de Sâo Paulo - USP Campus Ribeirão Preto - SP 14040-900
  • Leandro de Sousa Souto Núcleo de Ecologia, Universidade Federal de Sergipe, 49100-000

Resumo

Atividades práticas são apontadas como um recurso importante para o ensino de Ciências. Contudo, fatores limitantes como falta de equipamentos e instalações adequadas impedem sua ampla utilização pelos professores do ensino fundamental. Além disso, a eficiência das práticas ministradas quase sempre não é avaliada, dificultando ao professor saber a real aplicabilidade como ferramenta mediadora no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho discute a contribuição da coleção entomológica como alternativa didática no ensino fundamental. A eficiência das aulas práticas foi testada pela aplicação de questionários antes e depois da montagem da coleção entomológica e os resultados obtidos foram comparados pelo teste binomial. Concluiu-se que a montagem de coleções entomológicas auxilia no aprendizado dos alunos, fazendo com que derrubem mitos e construam uma visão crítica sobre o tema. Tais coleções constituem material de baixo custo, devido à abundância dos insetos, sua facilidade de coleta e de utilização em sala de aula.

Biografia do Autor

Danielle Caroline de Jesus Santos, Programa de Pós-Graduação em Entomologia Universidade de Sâo Paulo - USP Campus Ribeirão Preto - SP 14040-900

Bióloga, Mestranda em Ciências (Entomologia) pela Universidade de São Paulo.

Leandro de Sousa Souto, Núcleo de Ecologia, Universidade Federal de Sergipe, 49100-000

Prof. Adjunto do Núcleo de Ecologia da UFS. Atua nas áreas de comportamento animal, ecologia de invertebrados e ecologia de ecossistemas

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Publicado

2011-10-26

Como Citar

Santos, D. C. de J., & Souto, L. de S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, 7(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/310

Edição

Seção

Artigos