Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental
Abstract
Atividades práticas são apontadas como um recurso importante para o ensino de Ciências. Contudo, fatores limitantes como falta de equipamentos e instalações adequadas impedem sua ampla utilização pelos professores do ensino fundamental. Além disso, a eficiência das práticas ministradas quase sempre não é avaliada, dificultando ao professor saber a real aplicabilidade como ferramenta mediadora no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho discute a contribuição da coleção entomológica como alternativa didática no ensino fundamental. A eficiência das aulas práticas foi testada pela aplicação de questionários antes e depois da montagem da coleção entomológica e os resultados obtidos foram comparados pelo teste binomial. Concluiu-se que a montagem de coleções entomológicas auxilia no aprendizado dos alunos, fazendo com que derrubem mitos e construam uma visão crítica sobre o tema. Tais coleções constituem material de baixo custo, devido à abundância dos insetos, sua facilidade de coleta e de utilização em sala de aula.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work