Dosagem de mistura asfáltica com CAP 50/70 modificado com borra de petróleo

Autores

  • Denes Carlos Santos da Graça Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
  • Gisélia Cardoso Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-2640-3441
  • Erinaldo Hilário Cavalcante Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054213

Palavras-chave:

Ligante modificado, borra oleosa de petróleo, dosagem de ligante

Resumo

Modificadores de ligantes asfálticos, tais como polímeros, borrachas de pneus moídos, borra oleosa de petróleo, dentre outros, vêm sendo estudados para melhor adequação destes às condições de uso. Contrariamente aos puros, os ligantes modificados apresentam comportamento reológico não-Newtoniano. Por essa razão, a dosagem de mistura asfáltica com ligantes modificados apresenta restrições às metodologias convencionais. Neste estudo, a modificação do ligante asfáltico CAP 50/70 foi realizada utilizando-se 10% e 20%, em massa, de masterbatch’s de borracha de pneus inservíveis com borra de petróleo, na proporção 15/85 (CM1) e 85/15 (CM2), seguindo a Norma DNER – ME 043/95. Os resultados mostraram que é possível dosar misturas asfálticas com o CAP 50/70 modificado com borra de petróleo seguindo-se a metodologia da referida Norma.

Biografia do Autor

Denes Carlos Santos da Graça, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Doutorando em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe, com Título de Dissertação: Estudo do Comportamento Reológico de Ligante Asfáltico Modificado com Borra Petróleo (2013). Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (1999). Atualmente atua no Grupo de Pesquisa GPDCMat/CNPq, liderado pela Profa. Dra. Gisélia Cardoso, o qual integra a Rede de Pesquisa Asfalto/CENPES/PETROBRAS e Equipe de Desenvolvimento de Projeto da Rede Asfalto N/NE sediada no Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC.

Gisélia Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Professora doutora da Matéria de Ensino Materiais, do Departamento de Engenharia Químca e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química (PEQ) e Engenharia Civil (PROEC)

Erinaldo Hilário Cavalcante, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Paraíba (atual UFCG), em 1994. Mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia), na Universidade Federal de Campina Grande, em 1997. Doutor em Engenharia Civil (Geotecnia), pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2002. Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe, de abril/2003 a julho/2015, onde coordenou (jan/2011 a jan/2015) o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC). De 2004 a 2015 coordenou o Laboratório de Geotecnia e Pavimentação da UFS - GeoPav/UFS. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2006 é consultor do MEC/INEP, equipe do SINAES/BASIS, atuando como avaliador de Instituições de Educação Superior e de cursos superiores da área de Engenharia. É membro do comitê científico do International Journal of Pavement Engineering, do Transportation Research Board (TRB) e da revista Transportes, membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

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Publicado

2016-05-12

Como Citar

da Graça, D. C. S., Cardoso, G., & Cavalcante, E. H. (2016). Dosagem de mistura asfáltica com CAP 50/70 modificado com borra de petróleo. Scientia Plena, 12(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054213

Edição

Seção

VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química - Edição financiada pela CAPES