A didática da resolução de problemas nas séries iniciais: um problema para o aluno ou para o professor?

Vanessa Graciela Souza Campos, Divanizia do Nascimento Souza, Veleida Anahí da Silva

Resumo


Este artigo é fruto da análise das concepções que se têm acerca da resolução de problemas matemáticos, por professores que lecionam o terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa que subsidiou o artigo quatro professoras que atuam na rede pública e privada no município de Aracaju. Através de entrevistas, as professoras expuseram a forma como trabalham com a resolução de problemas e suas principais dificuldades. Os relatos das professoras evidenciaram que muitos professores pedagogos sabem que há uma importância em se trabalhar com a resolução de problemas no ensino da Matemática, mas não possuem embasamento teórico que oriente essa prática e, por isso, agem de acordo com o que vão aprendendo no dia a dia, em sala de aula. Desta forma, foi possível perceber que a resolução de problemas não é vista como tarefa fácil, nem para o aluno, nem para o professor.


Palavras-chave


Resolução de Problemas; Dificuldades de Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112712

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