Contextualização, Experimentação e a Pesquisa na Web para Despertar o Interesse pelo Estudo das Reações Químicas

Autores

  • Jaime Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112709

Palavras-chave:

Contextualização, Experimentação, Pesquisa.

Resumo

Os estudantes que estão na transição do ensino fundamental para o médio, encontram dificuldades para compreender os conteúdos das Ciências, pois trazem consigo concepções errôneas sobre as disciplinas, sendo que algumas destas são passadas de geração para geração. Além disso, o ensino tradicional, que não relaciona a vida escolar com a do cotidiano do aprendiz potencializa essa problemática.

Na busca de alternativas ao ensino bancário trabalhamos com três eixos de mediação do conhecimento: a contextualização, a experimentação e as situações de estudo, que demonstraram ser ferramentas importantes para discutir esses problemas. Utilizando um tema comum da vida dos aprendizes, observamos um maior comprometimento e satisfação não só em responder as indagações propostas pelo professor orientador, como também a elaboração de questões durante o estudo. A partir deste nossos trabalho concluímos que é necessário estimular o uso na escola de práticas educacionais que sejam inovadoras e insiram a problemática da vida do aluno como forma de estudo dos conteúdos disciplinares.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Da Silva, J. R. (2016). Contextualização, Experimentação e a Pesquisa na Web para Despertar o Interesse pelo Estudo das Reações Químicas. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112709

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade