Avaliação dos Parâmetros Físico-Químicos e Sensoriais de Ceviche de Tilápia em Função do Tempo de Estocagem Refrigerada.
Resumo
O consumo de alimentos semipreparados vem crescendo de maneira significativa nos grandes centros urbanos, assim os marinados surgiram como alternativa a exemplo do “ceviche”. O presente trabalho objetivou formular dois tipos de ceviches e avaliar a vida-de-prateleira dos mesmos sob os aspectos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais, quando acondicionados em estocagem refrigerada (± 8ºC). Foram utilizados filés de tilápia (Oreochromis niloticus), cortados em pequenos pedaços e adicionados aos mesmos sal, limão, pimenta-do-reino e cebola, estilo andino (T1) e sal, limão, cebola, pimenta-do-reino e ainda coentro, cebolinha, salsa, salsinha, orégano, erva-doce, shoyo, azeite de oliva e gengibre (T2). Os produtos foram marinado por 3 horas, no suco de limão e mais 1 hora com os condimentos. Ambos ceviches, até o terceiro dia de estocagem resfriada apresentaram pH abaixo de 4,0, tornando os produtos inócuos e, portanto, sem risco de crescimento de microrganismos patogênicos. Os produtos foram avaliados quanto a presença de coliformes termotolerantes durante a estocagem e enquadraram-se nos limites estabelecidos na resolução RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001. Os tratamentos T1 e T2 apresentaram, no tempo zero e após 3 dias de estocagem, respectivamente, a seguinte composição química: umidade (77,25 e 77,04%), Proteínas (14,52 e 12,03%), lipídeos (7,29 e 10,12%); e minerais (0,94 e 0,81%). Embora ceviches sejam, normalmente, consumidos recém-preparados, a estocagem refrigerada por 3 dias não influenciou, negativamente, a aceitação dos produtos, pois não houve diferenças significativas em nenhum dos atributos sensoriais dentre os tratamentos e durante o período de estocagem refrigerada. Entretanto, o tratamento T2, ceviche condimentado com especiarias apresentou melhor intenção de compra (acima de 60%), correspondendo aos itens “certamente compraria” e “provavelmente compraria”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.