Absenteísmo: um estudo de caso em um hospital universitár
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o absenteísmo dos profissionais de enfermagem em um Hospital Universitário da Serra Gaúcha relacionando as doenças ligadas ao afastamento dos profissionais desta área. O objetivo é a identificação dos custos gerados pela ausência dos colaboradores ao trabalho e da reposição destas horas não trabalhadas. A população estudada foi composta por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros no período de julho de 2009 a junho de 2010. Trata-se de uma pesquisa descritiva-quantitativa exploratória. Os dados foram coletados através de consulta documental por meio da liberação prévia do setor de Recursos Humanos e SESMT - Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, após apresentação e aprovação do projeto de pesquisa pela comissão de ética em pesquisa do hospital e demais órgãos responsáveis pela Instituição, seguindo os trâmites legais para o início da pesquisa. Os resultados apresentados indicam que a função de técnico de enfermagem apresenta maior incidência de absenteísmo, constatou-se também que a especialidade de ortopedia apresenta maior freqüência de licenças no período estudado. Com este estudo foi possível constatar a importância de informações concisas sobre o absenteísmo e o custo com o mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.