Absenteísmo: um estudo de caso em um hospital universitár
Abstract
A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o absenteísmo dos profissionais de enfermagem em um Hospital Universitário da Serra Gaúcha relacionando as doenças ligadas ao afastamento dos profissionais desta área. O objetivo é a identificação dos custos gerados pela ausência dos colaboradores ao trabalho e da reposição destas horas não trabalhadas. A população estudada foi composta por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros no período de julho de 2009 a junho de 2010. Trata-se de uma pesquisa descritiva-quantitativa exploratória. Os dados foram coletados através de consulta documental por meio da liberação prévia do setor de Recursos Humanos e SESMT - Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, após apresentação e aprovação do projeto de pesquisa pela comissão de ética em pesquisa do hospital e demais órgãos responsáveis pela Instituição, seguindo os trâmites legais para o início da pesquisa. Os resultados apresentados indicam que a função de técnico de enfermagem apresenta maior incidência de absenteísmo, constatou-se também que a especialidade de ortopedia apresenta maior freqüência de licenças no período estudado. Com este estudo foi possível constatar a importância de informações concisas sobre o absenteísmo e o custo com o mesmo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work