Avaliação de parâmetros andrológicos de touros das raças Holandesa e Guzerá submetidos ao Semiárido
Palavras-chave:
bovinos, sêmen e fertilidade.Resumo
A bovinocultura possui relevante participação na economia brasileira devido, em grande parte, às cadeias produtivas de carne e leite. A eficiência reprodutiva de um touro pode ser estimada através da avaliação clínica do animal e principalmente do exame andrológico para maximizar a fertilidade do rebanho, proporcionar a descarte de touros inférteis e, possivelmente, selecionar aqueles de maior eficiência reprodutiva. As avaliações clínicas e seminais tornam-se fundamentais para classificação e prognóstico da função reprodutiva. O estudo foi realizado no Instituto Agronômico de Pernambuco, nas cidades de São Bento do Una e Serra Talhada, onde foram avaliados 10 touros da raça Holandesa e 14 touros da raça Guzerá, no período de Maio a Junho de 2013. Os resultados indicaram diferenças nas variáveis de circunferência escrotal, consistência testicular, vigor e motilidade espermática entre as raças. Pode-se concluir que fatores nutricionais exercem papel preponderante sobre o desenvolvimento e desempenho testicular e consequentemente nas características espermáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.