Coeficientes de Tanque Classe A para estimativa da evapotranspiração de referência diária na região de transição Cerrado-Amazônica
Palavras-chave:
tanques evaporimétricos, manejo de irrigação, indicativos estatísticosResumo
Este trabalho objetivou avaliar diferentes metodologias de obtenção do coeficiente do tanque Classe A (Kp) e propor coeficientes numéricos de Kp para estimativas simplificadas da evapotranspiração de referência (ET0), em diferentes agrupamentos de dados (anual, sazonal e mensal), nas condições climáticas de Sinop, região Médio-Norte de Mato Grosso (11°58’ S e 55°38’57” W), entre 01/08/2010 e 30/06/2013. Foram avaliadas oito metodologias de obtenção de Kp e as correlações entre a ET0 estimada pela evaporação do tanque Classe A (ECA) e por Penman-Monteith FAO 56 (PMF). Na avaliação do desempenho estatístico foram empregados os indicativos erro absoluto médio (MBE), raiz quadrada do quadrado médio do erro (RMSE), índice de ajustamento (d), coeficiente de correlação (r) e índice de desempenho (c). Pelo método de PMF, as médias mensais oscilaram entre 3,18±0,49 (junho) e 4,83±0,69 (dezembro). Para os métodos baseados na ECA, os maiores valores de ETo ocorreram no inverno/primavera e os menores no verão. As correlações geradas em agrupamentos anuais apresentaram as melhores estimativas, sendo recomendadas para a região as correções de Kp por Cuenca (0,7795) e Snyder (0,7517) ou as correções diretas da ECA por Kp = 0,7585.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.