Plantas do Cerrado: Comercialização, Uso e Indicação Terapêutica Fornecida pelos Raizeiros e Vendedores, Teresina, Piauí
Palavras-chave:
Etnobotânica, Plantas Medicinais, CerradoResumo
O objetivo da pesquisa foi conhecer as espécies de plantas medicinais do Cerrado que são
comercializadas pelos raizeiros e vendedores no município de Teresina (PI). Para realização da mesma, foram aplicados questionários a raizeiros que comercializam plantas medicinais no Mercado Central da capital. O estudo registrou 50 espécies, distribuídas em 49 gêneros. 89,2% das plantas comercializadas têm sua origem nos cerrados piauienses, enquanto que 10,8% delas são pertencentes aos estados do Maranhão, do Ceará e da Bahia. As espécies medicinais de cerrados mais vendidas e usadas em Teresina são Hancornia speciosa, Eugenia dysenterica, Bowdichia virgilioides, Myracrodruon urundeuva, Amburana cearensis, Caryocar coriaceum, Vernonia ferruginea, Mauritia flexuosa e Ximenia americana, dentre outras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.