Estudo da cinética de reidratação do pó da polpa do abacate liofilizado
Resumo
O abacate é uma das frutas tropicais de mais alto valor nutricional caracterizando-se pela elevada quantidade de matéria graxa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a reidratação do pó da polpa de abacate, variedade Collinson, liofilizado em diferentes geometrias. As polpas batida e cortadas em formas de disco, cubo e paralelepípedo foram liofilizadas, e em seguida trituradas e peneiradas para obtenção do pó. A cinética de reidratação foi determinada através de um aparato experimental que possibilitou a determinação de água absorvida em função do tempo. Duas equações semi-empíricas, equação de Peleg e Weibull, foram ajustadas aos dados experimentais de reidratação. Ambas se mostraram eficazes para representar a cinética de reidratação do pó do abacate liofilizado. Embora o pó originário do disco de abacate liofilizado tenha apresentado a menor taxa de reidratação, ele apresentou o maior teor de umidade de saturação, aproximadamente, 3,83 g água/g s.s., se aproximando da umidade da polpa in natura, 4,23 g água/g s.s.Downloads
Publicado
2011-07-06
Como Citar
Souza, D. S., Pimentel, J. D. R., Marques, L. G., & Narain, N. (2011). Estudo da cinética de reidratação do pó da polpa do abacate liofilizado. Scientia Plena, 7(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/196
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.