Potencialidades da TV e vídeo na aprendizagem da escrita no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/Sergipe

M. A. Sousa, I. M. Campelo Lima

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão a respeito da compreensão das potencialidades do uso da TV/Vídeo no aprendizado da escrita. O estudo é decorrente da pesquisa qualitativa desenvolvida no 4º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Leniza Menezes de Jesus, em Ribeirópolis/SE, em 2011. Foi realizado um estudo de caso e utilizados como instrumentos a observação e pequenos filmes de desenhos animados de Mauricio de Sousa, fábulas de Esopo, músicas de Toquinho, e outros vídeos. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva sócio histórica com ênfase nos estudos de Vygotsky, Moran, Franzão e Bosseli. As considerações finais revelaram o poder da significação para aprendizagem da escrita e isso implica em que os vídeos utilizados desenvolvam temáticas vinculadas à realidade sócio afetiva dos alunos. Na temática das histórias infantis as semelhanças entre as vivências dos personagens e o cotidiano dos alunos despertaram nos aprendizes o prazer pela escrita.


Palavras-chave


Mídia em Educação. Escrita. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.