Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas
Resumo
As cartilhas são recursos didáticos comumente utilizados para ensino sobre a Dengue na educação básica. O presente estudo teve por objetivo analisar as cartilhas disponíveis para os professores do Ensino Fundamental no meio digital e nas secretarias estaduais de saúde e de educação de Sergipe e nas municipais de saúde e de educação de Aracaju. Foram analisadas a linguagem e as imagens apresentadas nas cartilhas e verificado o sistema de distribuição das cartilhas para as escolas das redes pública e particular de ensino. Observou-se ineficiência na distribuição do material e incoerências nos textos e ilustrações, além de supressão de conteúdo, erros de conceito e carência de informações relacionadas à realidade local. Assim, há a necessidade de criar e distribuir cartilha especializada, voltada para a educação no ambiente escolar, que priorize as condições locais da população e considere a dinâmica da infestação por Aedes aegypti, que varia de região para região.Downloads
Publicado
2011-07-06
Como Citar
Marteis, L. S., Steffler, L. M., & Santos, R. L. C. dos. (2011). Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, 7(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/191
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.