Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas

Autores

  • Letícia Silva Marteis Universidade Federal de Sergipe
  • Lizandra Makowski Steffler Universidade Federal de Sergipe
  • Roseli La Corte dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

As cartilhas são recursos didáticos comumente utilizados para ensino sobre a Dengue na educação básica. O presente estudo teve por objetivo analisar as cartilhas disponíveis para os professores do Ensino Fundamental no meio digital e nas secretarias estaduais de saúde e de educação de Sergipe e nas municipais de saúde e de educação de Aracaju. Foram analisadas a linguagem e as imagens apresentadas nas cartilhas e verificado o sistema de distribuição das cartilhas para as escolas das redes pública e particular de ensino. Observou-se ineficiência na distribuição do material e incoerências nos textos e ilustrações, além de supressão de conteúdo, erros de conceito e carência de informações relacionadas à realidade local. Assim, há a necessidade de criar e distribuir cartilha especializada, voltada para a educação no ambiente escolar, que priorize as condições locais da população e considere a dinâmica da infestação por Aedes aegypti, que varia de região para região.

Biografia do Autor

Letícia Silva Marteis, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Mestranda em Ecologia e Conservação, Núcleo de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de Sergipe.

Lizandra Makowski Steffler, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Mestranda em Biologia Parasitária, Universidade Federal de Sergipe.

Roseli La Corte dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Marteis, L. S., Steffler, L. M., & Santos, R. L. C. dos. (2011). Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, 7(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/191

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)