FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE DENGUE E ADOÇÃO DE ATITUDES PREVENTIVAS
Resumo
A dengue tornou-se grave problema de saúde pública no Brasil, com ocorrência de epidemias desde 1986. A prevenção de epidemias é realizada controlando os criadouros do mosquito. Todavia a eliminação dos locais propícios à proliferação das larvas só é possível por meio da adesão da comunidade às medidas de prevenção informadas. A fim de verificar quais fontes de informação a população tem mais acesso, entre elas o conhecimento proveniente de seus filhos, e se elas apresentam-se efetivas, contribuindo para a mudança de hábito da população, foram aplicados questionários aos alunos do sexto ano da Escola Estadual Olga Barreto, localizada no bairro Rosa Elze em São Cristóvão, e aos seus pais. Concomitante à aplicação do questionário aos pais, foi realizado um levantamento entomológico nas casas dos estudantes para verificar a possível presença de criadouros potenciais para Aedes aegypti, vetor da doença. Observou-se que tanto os pais quanto os alunos demonstraram conhecimento satisfatório sobre os aspectos gerais da dengue, porém não se observou mudança de comportamento por parte dos pais, compatível com o saber, que seja suficiente para interromper a transmissão da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.