Criação de indicadores para a avaliação da ação da resinose do estipe (Ceratocystis paradoxa (De Seynes) Moreau) em coqueiro (Cocos nucifera L.).
Palavras-chave:
Fitopatologia, agroecossistemas, coqueiroResumo
A cultura do coqueiro (Cocos nucifera L.) é considerada uma das mais importantes culturas perenes, sendo capaz de compor um sistema auto-sustentável de exploração. No entanto a incidência de pragas e doenças nos coqueirais do Brasil constitui um problema limitante a essa cultura, sobretudo com o surgimento da resinose do estipe, doença causada pelo fungo Ceratocystis paradoxa (De Seynes) Moreau, que vem causando grandes prejuízos aos produtores. O objetivo do trabalho foi construir indicadores para auxiliar na avaliação da ação da resinose do estipe em coqueiro. Para isso foi utilizada a Matriz PEI/ER (Pressão, Estado, Impacto/Efeito, Resposta). Identificando 15 indicadores que possam contribuir para avaliação do grau de incidência e de dano econômico por parte do fungo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.