PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância.

Ana Cláudia Pereira de Almeida, Sabrina Hax Duro Rosa

Resumo


O grupo de pesquisa em Linguística Aplicada (GPLA) do IFRS Câmpus Rio Grande desenvolveu nos anos de 2011 e 2012 projetos de pesquisa com o objetivo principal de colaborar para que os estudantes não apenas exercitassem as habilidades de ler e escrever visando às provas do ENEM – que, atualmente, é principal meio para ingresso Instituições de Ensino Superior – mas também se apropriassem do gênero dissertação, requerido também em outras provas de vestibulares. Tais atividades aconteceram na modalidade a distância: na primeira edição, o curso foi oferecido apenas a estudantes do Câmpus; na segunda, também foram aceitos membros da comunidade, o que trouxe resultados diferentes à pesquisa. Assim, a partir dos dados coletados nessas duas edições, foi possível ao GPLA estudar os hábitos de leitura dos participantes, bem como suas principais dificuldades nas práticas de escrita. Da mesma forma, pôde-se perceber as características da aprendizagem colaborativa, essenciais para que um curso a distância seja bem sucedido. Como suporte teórico, foram usadas as Teorias da Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e dos Multiletramentos (ROJO, 2010; ROJO & MOURA, 2012).

Palavras-chave


Redação Online, ENEM, Cidadania

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.