A chegada da "geração Millenials": o consumo de mídia e os alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Lilian Cristina Monteiro França Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de jornalismo, Geração Millenial, . Jornalismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar até que ponto os alunos do curso de Jornalismo da UFS podem ser enquadrados na chamada "geração Millenials" e como este fato implica no seu consumo de mídia, de notícias e na sua formação universitária. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar a que geração pertencem os alunos de Jornalismo da UFS; identificar o perfil de consumo de mídias tradicionais (jornal, rádio e televisão); identificar o consumo de mídias digitais; identificar a principal fonte de notícias (jornal impresso, internet, celular e tablet), analisar os desdobramento do consumo de mídias para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa baseou-se em questionários contendo treze questões abertas e fechadas aplicados aos alunos do curso de jornalismo da UFS na disciplina "Teoria da Comunicação I", obrigatória e ministrada no primeiro período, entre os anos de 2007 a 2013. Responderam ao questionário 311 alunos dos 402 matriculados. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, permitiu a observação de diferentes aspectos do perfil do aluno, que foram cotejados a anuários estatísticos, relatórios e documentos nacionais e internacionais que permitiram melhor compreender as características dos discentes e desenhar algumas das estratégias de ensino/aprendizagem que devem ser seguidas tendo em vista o contexto de consumo de mídias e notícias on-line em  diferentes suportes.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Monteiro França, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFS e dos Mestrados em Letras e Comunicação.

Downloads

Publicado

2014-03-04