A chegada da "geração Millenials": o consumo de mídia e os alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave:
Ensino de jornalismo, Geração Millenial, . JornalismoResumo
O presente artigo tem por objetivo verificar até que ponto os alunos do curso de Jornalismo da UFS podem ser enquadrados na chamada "geração Millenials" e como este fato implica no seu consumo de mídia, de notícias e na sua formação universitária. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar a que geração pertencem os alunos de Jornalismo da UFS; identificar o perfil de consumo de mídias tradicionais (jornal, rádio e televisão); identificar o consumo de mídias digitais; identificar a principal fonte de notícias (jornal impresso, internet, celular e tablet), analisar os desdobramento do consumo de mídias para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa baseou-se em questionários contendo treze questões abertas e fechadas aplicados aos alunos do curso de jornalismo da UFS na disciplina "Teoria da Comunicação I", obrigatória e ministrada no primeiro período, entre os anos de 2007 a 2013. Responderam ao questionário 311 alunos dos 402 matriculados. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, permitiu a observação de diferentes aspectos do perfil do aluno, que foram cotejados a anuários estatísticos, relatórios e documentos nacionais e internacionais que permitiram melhor compreender as características dos discentes e desenhar algumas das estratégias de ensino/aprendizagem que devem ser seguidas tendo em vista o contexto de consumo de mídias e notícias on-line em diferentes suportes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.