Efeito da irradiação gama na redução da carga microbiana em Jerked Beef
Palavras-chave:
Irradiação gama, Jerked beef, conservação.Resumo
O aumento da produção de carne desencadeou a necessidade do desenvolvimento de técnicas de preservação, e dentre estes a salga é o mais comum. A partir do século XX outro método de conservação que passou ser aplicado foi a irradiação, tratamento terminal aplicado no produto embalado. Uma das carnes salgadas mais consumida no Brasil é o Jerked beef que difere do charque por apresentar teor de umidade maior e maturação mais rápida. O objetivo do trabalho foi determinar através da contagem de colônias a eficácia da irradiação na redução da carga microbiana. Foram adquiridos três lotes com três amostras pesando 500g cada. Em condições estéreis, a carne foi cortada e pesada gerando subamostras que foram destinadas ao grupo controle e irradiado (irradiação com fonte de cobalto-60 – 6,619 kGy/h). Foram utilizadas as doses de 2, 4 e 6 kGy. As subamostras foram adicionadas em um Erlenmeyer com água destilada esterilizada, e ficaram em repouso havendo a formação de uma água de dessalga. Alíquotas dessas águas foram semeadas em placas e incubadas. Os resultados foram: no grupo controle variou de 5,0x105 a 5x1016UFC/g, na dose de 2kGy foi de 1,7x105 a 1,1x1012 UFC/g, na dose de 4kGy de 0 a 9,0x1010 UFC/g e na dose de 6kGy de 0 a 1,3x105 UFG/g. Ao final das análises foi verificado que todos os lotes apresentavam contaminação acima do permitido que seria na ordem de 5x103 e que para a redução da carga microbiana as doses de 4kGy e 6kGy foram as mais eficazes.Downloads
Publicado
2013-08-26
Como Citar
Silva, M. A., Solidônio, E. G., Vicalvi, M. C. V., Silva, G. R., Sena, K. X. R. F., & Colaço, W. (2013). Efeito da irradiação gama na redução da carga microbiana em Jerked Beef. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1557
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.