Efeito do meio de cultura na germinação in vitro jenipapeiro
Palavras-chave:
Genipa americana L., propagação in vitro, cultura de tecidos.Resumo
Apesar do conhecimento do potencial produtivo e da adaptabilidade do jenipapeiro nas diversas regiões tropicais, ainda são poucos os trabalhos sobre esta espécie. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes meios de cultura na germinação in vitro de sementes de jenipapeiro. Foram utilizadas sementes de frutos maduros de jenipapeiro provenientes de população natural do povoado Oiteiros em Nossa Senhora das Dores- SE (acesso OIT) e testadas diferentes variações de sais MS e sacarose: T1) Meio MS + 30 g L-1 de sacarose; T2) MS + 15 g L-1 de sacarose; T3) ½ MS + 30 g L-1 de sacarose; T4) ½ MS + 15 g L-1 de sacarose e T5) 0 MS + 0 sacarose. Todos os tratamentos foram gelificados com 4,5 g L-1 de Phytagel®. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Todas as variáveis foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey a 1% de probabilidade. Houve efeito significativo dos meios de cultura para a porcentagem de explantes germinados in vitro, o comprimento da parte aérea e o tempo de cultivo in vitro. Observou-se que na ausência de sais e de sacarose houve maior porcentagem de germinação e menor comprimento da parte aérea quando comparado com os demais tratamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.