Efeito de bioestimulante no desenvolvimento inicial de plântulas do porta-enxerto cítrico tangerineira ‘Cleópatra’
Palavras-chave:
Citrus reshni, regulador vegetal, mudas cítricas.Resumo
A obtenção do porta-enxerto é uma das etapas que mais demanda tempo na cadeia de produção de mudas cítricas, devido ao tempo necessário para germinação das sementes e desenvolvimento inicial das plântulas. Neste contexto avaliar os efeitos do uso de bioestimulante no desenvolvimento inicial de plântulas do porta-enxerto cítrico tangerineira “Cleopatra”. Os tratamentos utilizados foram correspondentes às concentrações do produto comercial Stimulate ®: testemunha (sem bioestimulante), 6, 12, 18, 24 e 30 mL.kg-1 de sementes. As sementes foram semeadas em bandejas de 72 células. Após 70 dias da germinação, foram avaliadas a seguintes características: comprimento (cm) e diâmetro (mm) do caule, número de folhas, área foliar (dm2), massa seca de folha, caule e raiz (g), comprimento da raiz (cm) e teores de clorofila “a”, “b” e total (mg.m-2). A aplicação do bioestimulante Stimulate®, na dose de 6 mL.kg-1 promoveu o crescimento das plântulas do porta-enxerto cítrico tangerineira “Cleópatra”, sendo seu uso promissor, promovendo a diminuição no tempo de produção do porta-enxerto visando a realização da enxertia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.