Germinação in vitro de embriões zigóticos e aclimatação de plântulas de mangaba oriundas da cultura de embrião (Hancornia speciosa Gomes)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de ANA e BAP na conversão in vitro de embriões zigóticos de mangabeira, e o desenvolvimento de métodos e técnicas eficientes de aclimatação de plântulas de mangaba oriundas da cultura in vitro de embriões. Embriões zigóticos cultivados em meio MS com 0,3 g L-1 de Phytagel® e 3,0 g L-1 de sacarose, combinados com diferentes concentrações de ANA (0; 0,2; 0,4 e 0,6 mg L-1) e de BAP (0; 0,5; 1 e 2 mg L-1). Para a conversão de embriões zigóticos de mangabeira é dispensável a presença de ANA ou BAP no meio de cultura. O transplantio das plântulas foi realizado em copinhos de 300 cm3, contendo os substratos esterilizados: T1- areia lavada; T2- areia + pó da casca de coco seco (1:1) e T3- vermiculita + areia (1:1), relacionadas às avaliações de crescimento das plantas (altura de plântula, número de folhas, número de raízes e vigor) para condições ex vitro. Os substratos com areia e pó da casca de coco seco (1:1) e vermiculita e areia (1:1) proporcionaram maior crescimento da parte aérea (2,2 e 2,8 cm), número de folhas (3,0 e 3,8) e número de nós (1,60 e 2,2).
Palavras-chave
Hancornia speciosa Gomes; Apocynaceae; cultura de embrião
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.